terça-feira, 15 de outubro de 2013

Produção de Touros

          Já dizia o ditado que o olho do dono é que engorda o gado. A evolução da raça nelore, principalmente nos últimos 10 a 15 anos, se deve a visão e dedicação dos criadores, amparados por técnicos e pesquisadores. Hoje, o criador de nelore possui diversos perfis, do ponto de vista técnico/produtivo, divididos em dois grandes grupos: quem produz genética e quem consome genética. A definição é do gerente executivo da Nelore do Brasil, André Locateli, que acrescentou dentro de cada um destes grandes grupos há segmentações, mas a pauta comum é o melhoramento genético. “Como em qualquer atividade, as margens de retorno por unidade têm se estreitado, e o produtor tem sido pressionado a ser cada vez mais eficiente. Nesta busca, muitos já perceberam que genética selecionada pode ser um grande diferencial para o resultado final”, disse.     


 

 

Criação de Touros
 

            Com uma demanda por touros no Brasil superior a 400 mil animais/ano, o mercado tem mostrado forte potencial de crescimento, com exigência cada vez maior por parte dos clientes. A família Grubisich tem uma longa relação com o campo e com a atividade pecuária e viu na raça nelore uma grande oportunidade para contribuir de maneira positiva para a melhoria da qualidade e rentabilidade da cadeia produtiva da carne no Brasil. Um dos destaques da história da Verdana Agropecuária é a Absoluta da Verdana, doadora de qualidade excepcional, campeã nacional e uma das mais valorizadas matrizes da história da pecuária. “O segmento de touros raçadores tem alto valor agregado, o que permite alavancar o projeto de nelore de elite. Nosso objetivo é criar animais que permitam ganho de produtividade e melhor geração de caixa na atividade da pecuária comercial.
            Os resultados têm demonstrado que optamos pelo caminho certo”, ressaltou Bruno Grubisich, diretor da Verdana. O segredo é a escolha criteriosa da base do plantel e a realização anual de um programa de acasalamento para cada uma de suas 1300 matrizes PO com os melhores touros da raça nelore. Um dos exemplos da dinâmica do mercado de touros melhoradores, segundo Grubisich, é o resultado de leilão de touros de alto valor genético recentemente realizado pela Verdana em Camapuã-MS, a capital do bezerro de qualidade, com liquidez total e preços médios da ordem de 12 mil reais por touro.
            Os resultados positivos para a melhoria do rebanho, na visão de Grubisich, são abordagens complementares - a inseminação artificial e selecionadores de touros - trazendo mais precocidade, fertilidade e ganho de peso. “O crescimento do uso das novas tecnologias de inseminação artificial exige que os criadores busquem touros com indicadores positivos nos quesitos genotípicos e fenotípicos”. Destaque para o touro que alia resultados positivos nos principais sumários, alta acurácia em seu pedigree e qualidades morfológicas superiores .

Revista ABCZ

Edição 75 Julho/Agosto 2013

Caroline Spricigo

 

 


 

Um comentário:

  1. Concordo com o potencial do mercado, mas que ainda está distante de ser preenchido. A IATF (Inseminação Artificial em Tempo Fixo) que a principio deveria se usada em conjunto com a aquisição de touros melhoradores para repasse, na pratica não ocorreu. Passando inclusive a IATF ser concorrente já que os touros deixam muito a desejar e essa biotecnologia se tornou mais acessível a todos.
    Mauricio Ribeiro Cordeiro.
    Medico Veterinário
    Autônomo

    ResponderExcluir